Classificação da Síndrome Nefrótica

A síndrome nefrótica possui muitas causas e pode ser causada por uma doença limitada ao rim, sendo chamada de síndrome nefrótica primária, ou uma condição que afete o rim e outras partes do corpo, chamada de síndrome nefrótica secundária.
O que acontece é que a síndrome nefrótica pode aparecer em decorrência de outras doenças já pré-existentes, como por exemplo:


  Todas essas doenças devem ser descartadas para que se possa dizer se a síndrome nefrótica é primária ou secundária.
Quando descobrimos que Davi estava com síndrome nefrótica, ele foi submetido a uma série de exames para verificar se não havia alguma outra doença que estivesse desencadeando a síndrome. Ele fez todos os exames possíveis!!! E nada foi constatado! Não havia alguma outra doença co-relacionada! 
Então, ele foi enquadrado na chamada síndrome nefrótica idiopática, ou seja, sem causa aparente.
No entanto, a síndrome nefrótica possue graus de severidade. Eis aqui eles:

  • Lesão Mínima
  • Glomeruloesclerose segmentar e focal
  • Nefropatia Membranosa
  • Glomerulonefrite Membranoproliferativa        

Aff... Que nomes né!!?? Nas postagens a seguir, vou tentar explanar um pouquinho sobre cada uma delas!!! 
Aliás, essa síndrome por si só, é muito intrigante. Não só apenas os nomes que ela traz consigo. 
Mas como falei lá no início, quando entramos numa guerra precisamos estudar e conhecer bem nosso inimigo! Por vezes não o conhecemos totalmente, mas precisamos obter o máximo de informação que pudermos, não é verdade!? É justamente isso que estou tentando fazer... aprender cada vez mais sobre com que estamos lidando!!!
Continuamos crendo no milagre!!!! Sempre!!!!! Creia você também!!!!
Paz...

31 comentários:

  1. Querida Karina.
    Li seu blog inteiro, comecei por curiosidade, pois tudo que se relaciona a filhos me comove. Porem achei a leitura agradável e emocionante e quis saber a fundo sobre a doença do Davi, visto que também atravesso uma fase crucial com minha filha Tallita de 19 anos que tem Linfoma de Hodgking no mediastino. O que mais me encantou foi a sua fé e capacidade de deixar tudo nas mãos de Deus e acredite que é isso que tem nos mantido firmes e fortes até hoje. Já passamos por pedaços terríveis mas nunca nos sentimos abandonadas por Deus e temos muita fé que a cura definitiva logo chegará em nome de Jesus que nunca nos dá nada que não possamos lidar. Sempre tem uma razão que não nos cabe questionar e sim aceitar que Ele é Deus e pode todas as coisas. Temos uma fé muito grande e até aqui Deus tem estado conosco, nos amparando e nos cuidando. Continue a acreditar que qdo tudo diz que não..." Sua vóz nos encoraja a prosseguir"...Rstaremos orando pelo Davi e cantaremos o hino da vitória juntas em nome de Jesus. Seu blog encorajou minha filha a reativar o blog dela que tinha abandonado por preguiça.
    Beijos em seu coração e conte conosco sempre. Fica na paz de Deus....ahhh moramos em Joinville SC.

    ResponderExcluir
  2. Vamos cantar sim o hino da Vitória!!!! Obrigada pelas palavras!!! Força pra você e pra Tallita também!!!
    "Não desista não pare de crer. Os sonhos de Deus jamais vão morrer"

    Grande beijo...

    Karina

    ResponderExcluir
  3. Olá Karina, sou o Raimundo Bernardes, pai do João Paulo, e acabei de ler, emocionadíssimo, o seu blog inteirinho. Há um ano mais ou menos nós descobrimos que o meu filho sofre desta doença. Entretanto, no caso dele, apesar de ter havido anasarca, isto não chegou a atingir o pulmão e nem foi necessária a utilização de nenhum outro medicamento além do corticóide. Gostaria de saber o nome do ácido em q podemos examinar a proteinúria. NO mais, grande abraço, e saiba q estamos aqui orando pelo Davi com a CERTEZA de que ele irá se curar definitivamente desta tal de síndrome... até porque não há outro caminho além desse para quem confia no Pai.

    meu e-mail é: rai3dk@yahoo.com.br. qq coisa é só entrar em contato.

    ResponderExcluir
  4. Olá Raimundo....

    É isso que impulsiona cada vez mais...a Fé de que um dia isso tudo vai acabar!!! E ficará somente o testemunho da cura... pra engrandecer o nome do Senhor!!! Porque Ele é o mesmo ontem,hoje e sempre.

    Obrigada pelas palavras!!!
    Contem conosco também!!!

    Karina

    ResponderExcluir
  5. Eu descobri esta enfermidade na minha filha há 2 meses. Sei o quanto é difícil!Só Deus para nos ajudar!Ma sempre lembro de uma coisa: Jesus mesmo quem disse "Tudo que pedires ao Pai em Meu Nome Ele vos fará"...eu ainda acredito que Jesus fará milagres!!!Voltarei aqui, em "Nome de Jesus" para testemunhar a minha vitória e compartilhar com sua vitória também!

    ResponderExcluir
  6. Meu email é : junioraraguari@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá....

    Acredito sim que nossa vitória chegará!!!! Como você falou.. é difícil mesmo!!! É preciso ter paciencia... principalmente nesse início!!

    Um grande abraço...

    Se você tiver facebook, me adiciona... Superando a Síndrome Nefrótica. Lá tenho mães e pais com filhos com a síndrome também e sempre estamos nos ajudando!!! Têm sido bom!!!

    Paz...

    Karina Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia karina , meu nome é Paulo Victor , tenho 17 anos , sou diagnosticado com a sindrome nefrotica em lesão mínima , descobri o meu problema de saúde com 2 anos de idade , como vc falou , a sindrome nefrotica ela é de etapas , estava lendo sobre o q vem escrevendo e a história do seu filho e idêntica à minha !!!

      Quando descobri meu problema de saúde foi um Deus nos acuda , talvez na época a medicina para a sindrome não estava tão avançada como hj , dia meus 2 anos de idade até os 7 anos a maior parte do tempo ficava internado , teve vez deu ficar 34 dias na uti com infecção generalizada , aos 8 anos de idade descobri um médico maravilhoso aqui em Brasília minha cidade natal , então começamos a fazer o tratamento com uma nova medicação não estava dando muito certo pois queríamos tirar uma medicação mais agressiva para colocar uma menos agressiva , então aos 9 anos de idade começamos a pulso terapia que é a medicação via venosa , dos meus 9 anos de idade até os 11 anos fiquei em perfeitas condições , com 12 anos comecei a entrar na bumberdade o que balançou totalmente meu tratamento , infelizmente Brasília não tem profissionais nefros pediátricos , então meu médico atual me encaminhou para o hospital das clínicas onde comecei um novo tratamento q estou dando sequência até hj .

      Hj tenho uma vida completamente normal , não tenho restrição de dieta , estudo , prático esportes , levo.uma vida super normal !!!

      Atualmente estou fazendo tratamento tbm com um endocrinologista pois a medicação que eu e seu filho tomamos ela retarda o crescimento , este ano começo a tomar gh pois minha idade ossea é de um garoto de 14 anos , recomendo a vc tbm juntamente ao Deus médico começar um tratamento com a endócrino , pois como vc já sabe a sindrome ela mexe muito com os hormônios principalmente o do crescimento e o da puberdade ...

      Seque meu número caso queira bater um papo : 06191738584 , tenho wathssapp nesse número !!!

      Excluir
  8. Olá... estou passando por uma sindrome nefrotica tambem minha filha tem 2 anos e 7 meses a primeira nos desconbrimos a nefrose ela tinha 1 ano e meio passei e estou passando por momentos bem complicados gostaria de ter seu e-mail para nos comunicarmos melhor mas desde ja obrigada por todo a sua colaboração. sou de Londrina no paraná

    Bjos meu e-mail daiarh@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola!meu filho tbm faz tratamento de sindrome nefrotica ai em londrina,qual o medico dela??? se quizer add meu e-mail deiakibion2012@hotmail.com!

      Excluir
  9. Em primeiro agradeço sua ter passado aqui sua experiencia que ajuda a todos que fica procurando uma resposta.Meu irmão a tres dias fez biposia estamos aguardando resultado ja que esta nao e feita aqui na minha cidade.Vou tentar falar com medica dele com referencia a corticoides que ele nao esta fazendo uso.Nossa agradeço de coraçao pela sua boa vontade e no final sua historio fiquei feliz e torço pelo seu filho David.Sou interior sp e nao temos muitos recursos >Mas creio que Deus vai nos orientando e graças a suas explicaçoes me ajudou muito .Obrigada mesmo.Rosemary meu email rose-bran@hotamil.com

    ResponderExcluir
  10. ola karina!me emocionei muito ao ler seu relato,sua historia é muito semelhantea minha,tbm passei por essas etapas de inicio de tratamento,meu filho tbm faz tratamento de sindrome nefrotica,tbm temos um anjo que nos ajuda ,sei bem como é sofrido as doses altas de corticoides,mas eu tbm creio no DEUS DE MILAGRES ,nos vamos ter a nossa vitoria no nome de jesus!!!meu email é andreia-re2012@yahoo.com.br ou deiakibion2012@hotmail.com...andreia!

    ResponderExcluir
  11. estou no começo de tudo,nao sei o que fazer,estou me fazendo de forte,mas estou quase desabando...mas sei que deus vai me dar força...meu unico medo e de perde meu filho...eu tenho medo,porque nao tenho condiçoes finaceira de fazer o tratamento,espero que tudo der certo...que deus nos abençoe enos der força para superar tudo isso.beijos ate a proxima.cleidiane. meu imail e cleydyfernandes@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. ola o tratamento do meu filho começou em fase experimental,porque se ele nao reagir aos trata mentos com:sinvastamed,prednisona e furosemida ele vai iniciar outo tratamento...tenho pedido a deus que faça a sua vontade poque nao quero atrapalhar a vontade de deus,espero que avontade dele seja aminha e que tudo der certo.oque me assusta e o fato dos exames dele que aussustaram a medica porque deram tudo alterado..com o por exemplo:a proteinuria dele deu:1409,04,a triglicerides deu:573,o colesterol deu:435,a albumina deu:1,o...conclusao ela disse que o meu filho esta vivendo por um milagre de deus entao e mais um motivo para agradecer...beijos e ate aproxima.meu novo imail e:thaynajohanvitoria@gmail.com...sou cleidiane fernandes

    ResponderExcluir
  13. Me emocionei lendo tudo isso... Eu li tudo em menos de 1 h no meu serviço... Força.

    ResponderExcluir
  14. MINHA FILHA ESTÁ INTERNADA COM SÍNDROME NEFRÓTICA , FAZ 7 DIAS QUE DESCOBRIMOS ESSE PROBLEMA , ESPERO QUE ELA NÃO SOFRA MUITO COM ISSO .

    ResponderExcluir
  15. me emocionei muito com o que vc esta passando,tenha fé em Deus,um dia tudo isso vai passa e vc tera seu filho sem nem yma doença,porque Deus existe e nele que temos que se segurar.

    ResponderExcluir
  16. Ola! Também li todo seu blog e me emocionei muito. Tenho duas filhas gêmeas que completaram 11 anos de idade no último dia 30/10/12. Descobrimos a doença primeiro na Ana Clara com 1 ano e oito meses. Maria Luiza apresentou os sinais da doença 3 meses depois. Passamos por muitas lutas nesses 9 anos, mas Deus sempre esteve conosco em todas as situações, sempre nos enviando "anjos", como você mesmo disse. Mas a nossa luta continua. No Mês passado Ana Clara fez exames de sangue e as taxas de Ureia e creatinina estavam muito altas. O Médico disse que eram taxas para Diálise, mas cremos que Deus pode fazer infinitamente mais do que pensamos ou pedimos. Agradeço a Deus por sua vida. Que Ele possa continuar abençoando a sua família!!

    Luciano Scherrer

    ResponderExcluir
  17. olá. Que legal seu blog, explicou tudo perfeitamente.Sou de Cacoal,Rondônia.Eu tenho Síndrome Nefrótica (córtico-sensível).Faço tratamento,em Cuiabá, desde os 3 anos e hoje tenho 18. Fiquei 9 anos em remissão, mas em 2010 tive uma recaída, agora estou bem, graças a Deus.E creio no meu milagre!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, lí todo o seu blog, e ele realmente é uma força grande que nós recebemos, tenho um sobrinho de 3 anos e 6 meses
    que está nesse momento internado, por causa dessa doença, que apareceu de um dia pro outro, no ano passado, logo após ele ter completado 2 anos, todos nós sofremos muito com isso, meu sobrinho é uma criança esperta, ativa e super agitada e dói vê-lo neste estado todo inchado e com acesso na veia, mas DEUS é GRANDE E FIEL e tudo vai dar certo para nossas crianças. A palavra de DEUS diz "MIL CAIRÃO AO TEU LADO E DEZ MIL À TUA DIREITA E TU NÃO SERÁ ATINGIDO" devemos sempre confiar na palavra de DEUS, é aí que pegamos força, quando perdemos o ânimo, porque isso sempre acontece aos primeiros sinais da doença, somos falhos nesse sentido, o de controlar os sentimentos e o medo mediante os fatos negativos. Vamos confiar em DEUS, só ELE para nos amparar, SAÚDE pros nossos meninos e para todos que necessitam. Sou do R.J. Roseane, meu sobrinho se chama LUIZ FELIPE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roseane... Entendo o que vc ta passando!! Essa fase é mesmo muito difícil!!! Vai passar!!! Se precisar de ajuda, estou no facebook tb!!! Me procura lá!! Superando a Síndrome Nefrótica.
      Fiquem com Deus,
      Karina

      Excluir
  19. Ola! Meu nome É Monique Sou mae do Noah de 6 anos q a um ano e dois meses foi diagnosticado com a Sindrome.. Nesse ano de 2012 tive diversas reacoes em relacao a sindrome, foram 8 internacoes tres delas com peritonite abdominal... Foi muito dificil passar por toda essa situaçao mas passei nao por minhas formas mas somente por Deus... Qndo li seu blog me emocionei muito porq é exatamente isso q passamos... Qntas vezes eu nao queria ficar em casa com meu filho mas tinhamos q ir... E pela Graca de Deus nunca perdemos nenhuma consulta... Olha eu creio q sempre Deus envia anjos ou usa pessoas q nos fazem respirar fundo e agradecer e agradecer e agradecer... Sempre qndo algo envolve nossos filhos somos assim eternamente gratos ... Perdi as contas de qntas vezes me emocionei qndo eu chegava ao Hospiatal SAnta Casa de Sao Paulo e smepre saia com noticias ruins... Mas a Fe sempre fez com q os exames melhorassem... Infinatamente eu agradeço a Deus por tudo... E fiquei feliz em te encontrar e saber q nao estou nessa luta sozinha e Acreditar q a Cura vira...
    Nossa qndo eu soube q a doenca era incuravel, me senti incapaz de entender oq estava acontecendo ontem meu filho nunca havia se internado por nada e naquele dia estava internado sem previsao de alta... MEU DEUS...
    E me lembro q eu estava no corredor do hospital esperando meu filho ser alojado na UTI abri um livro q dizia assim pra mim: Porque Eu o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mao direita;e te digo: Não temas, Eu te Ajudo Isaias 41:13... Nossa enfrentei tudo ate hj tenho como base esse vesiculo... E assim desejo q vc continua acreditando e Com essa Fe que nos fara experimentar a cura do Senhor!!!

    ResponderExcluir
  20. oiiiiii!!!Meu nome é liliane martins tenho uma filha quem tbm tem essa doença , ela já está fazendo tratamento há 3 anos e oito meses , o tratamento dela é em FORTALEZA CEARA , vamos todos os meses e as vezes vamos até 15 em 15 dias ... Quero conhecer vc tenho um meu face é LILIANE MARTINS ..... Adorei ler o seu blog pois tenho cereteza que um dia iremos vencer .... estou aguardando sua resposta... Sou de IPU CEARA ... o hospital que ela faz o tratamento éALBERT SABIN EM FOTALEZA CEARA É REFERENCIA NO BRASIL INTEIRO ...

    ResponderExcluir
  21. Preciso falar com vc urgente pode me mandar um e-mail ligia.goncalves@ig.com.br

    ResponderExcluir
  22. OI, LI TODO SEU BLOG, SUA HISTORIA É IGUAL A MINHA, TAMBÉM TENHO UM FILHO CON SINDROME NEFROTICA NO INICIO TAMBÉM PENSEI Q FOSSE UMA ALERGIA, POIS COMEÇOU O EDEMA EM JULHO LOGO APOS ELE FAZER 3 ANOS. NO INICIO FOI MUITO DIFÍCIL, HOJE ELE JÁ TEM CONSCIÊNCIA DO QUE PODE E NÃO PODE COMER. BJÃO

    ResponderExcluir
  23. Oi,quando comecei a ler seu blog percebi que o inicío da sua história é bem parecida com a minha,pois já faz 4 anos que o meu pequenino convive com essa doença.E tmb já passou por alguns tratamentos ,pois,no início ele se tornou córtico-dependente,fazendo com q,tivesse q passar por uma biópsia,para assim encontrar um medicamento apropriado ao tipo da sua SN.2 anos se passaram,e ontem percebi um leve inchaço em sua pálpebras,o q está me deixando bastante preoculpada,pois a médica q o acompanha só atenderá na próxima quarta.Um bjão pra o pequenop Davi,e espero em Jeová o Criador de tdas as coisas,que um dia essa doença possa desaparecer e nossos filhos serem mais felizes!!!

    ResponderExcluir
  24. Nossa me emocionei com a história, Que Deus possa lhe acapacitar na trajetória do crescimento de seu Filho....
    Estou com uma sobrinha na mesma situação, hj ela está internada no início do Tratamento... Mas Deus é Mais em nossas vidas e iremos sair dessa dando Glória a Deus como vc hj dá!!!

    Abraços fica na Paz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayanne... Nossa muita força pra vcs!! Essa fase inicial é muito difícil!!! Mas depois estabiliza!!! Se quiser, podem me adicionar no facebook pra conversarmos melhor:
      Superando a Sindrome Nefrotica
      Paz.

      Karina

      Excluir
    2. Boa tarde!

      Meu nome é Nadia tenho 46 anos e tenho síndrime nefrótica.
      Foi descoberta com 3 anos e fiz meu tratamento e acompanhamento com os ANJOS do Hospital das Clínicas.
      Minha mãe conta que no dia que me internei tive uma parada cardáica e em seguida 2 paradas cardio-respiratórias. Meu estado era tão critico que um dos médicos perguntou para minha mãe se ela acreditava em Deus?Ela respondeu sim.
      Ele então reze porque o caso dela só Deus pode ajuda-lá.
      Com o tratamento perdi todo meu cabelo e dentes.
      Tive depois ao 10 anos uma nova crise, amanheci inchada e ai dessa fase eu me recordo bem. O inchaço, tinha dores, desmaiava no banheiro dizia que queria urinar minha mãe me levava, mas ai já acordava deitada no sofá. Me recordo do exame, fazia xixi no piniquinho e colocava na garrafa. Depois tive alta ao 18 anos.E nunca mais ela se manifestou. Tenho 4 filhos lindos, sou hipertensa. Mas estou bem graças a Deus.

      Excluir
    3. Anonimo 4 de abril de 2013 16.00
      Boa tarde
      eu sou de Portugal tambem tenho um filho de 14 anos com a mesma doença ja a 6anos foi 3anos corticodependente fez um tratamemto de 3meses de ciclofosfamidas onde lhe caiu o cabelo e agora ate tem andado bem sem medicaçao o maior medo e ele ficar doente vivo longe do hospital e vou la 2 vez por ano o que temos de ter em atençao e a visao temos de levar um dia de cada vez que Deus nos ajude

      Excluir
  25. TENHO UM FILHO DE 6 ANOS QUE ESTA EM TRATAMENTO E COMO É DIFÍCIL! INFELIZMENTE MORO EM UMA CIDADE ONDE OS MÉDICOS SÃO TOTALMENTE DESPREPARADOS PARA TRATAR DESSA SINDROME.
    SE ALGUEM QUISE COMPARTILHAR. KEITMERY@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário